Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2008

Lucro certo em clima incerto

Com a economia mundial a ressacar o efeito da overdose de crédito e a maior economia do globo, os Estados Unidos da América, à beira de uma recessão económica, só há um activo capaz de assegurar alegria aos investidores: a incerteza. Não, não é brincadeira. Através da volatilidade, a incerteza é hoje cotada como um activo normal e até pode ser bem rentável.
Desde Julho de 2007, quando começaram a surgir os primeiros sustos com o mercado de crédito, o Chicago Board Options Exchange Volatility Index ou VIX, índice que mede a volatilidade esperada no índice accionista norte-americano Stantard & Poor's 500 nos 30 dias seguintes ao dia da negociação, valorizou 47 por cento, um ganho capaz de envergonhar um qualquer fundo da classe de acções de países emergentes.
Quem tem conta numa corretora ou acede a uma das plataformas de negociação disponibilizadas pelos bancos “online” consegue tomar posições sobre o VIX. No entanto, como são instrumentos alavancados e voláteis, não devem ser utilizados de ânimo leve sob pena de colocar o investidor à beira de um ataque de nervos. Em alternativa, opte por um fundo de investimento. Basta definir o risco a correr.
Para os investidores mais nervosos recomenda-se o CAAM Dynarbitrage Volatility, um fundo de risco baixo, cuja estratégia assenta na arbitragem de preços de vários activos de forma a ganhar anualmente 4 por cento acima das taxas de juro sem risco. Este fundo é gerido de forma a que, nas piores circunstâncias do mercado, as perdas não vão além dos 4 por cento.
Mais nervoso que o anterior, mas também potencialmente mais rentável, é o CAAM Volatility Euro Equities, um fundo que tem o objectivo de ganhar com o aumento da volatilidade nos mercados accionistas europeus a troco de um risco semelhante ao de um fundo de acções. No último ano, enquanto o Dow Jones Euro Stoxx 50, o índice de referência para o mercado accionsta europeu, perdeu 7,68 por cento, o fundo acumulou um ganho de 11,44 por cento. Joaquim Madrinha

Aposte na incerteza
Escolha o fundo mais adequado ao seu perfil de risco e tenha um lucro certo
Fundo Rendibilidade
12 meses
Onde comprar
CAAM Volatility Euro Equities 11,44% ActivoBank7, Banco Best, Banco Big
CAAM Dynarbitrage Volatility 3,36% ActivoBank7, Banco Best, Banco Big

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags