Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008

Surpresas online deixam Best offline

Banco Best com problemas.Há apenas 2 meses, a taxa de satisfação dos clientes do Banco Best situava-se nos 95 por cento, um registo impressionante. Porém, se o mesmo inquérito fosse levado a cabo hoje pelo banco, dificilmente conseguiria manter esse nível tão elevado. Porquê? Devido aos problemas que afectaram o seu sítio electrónico durante a última semana e que motivam uma série de reclamações por parte dos clientes.
Muitos investidores dizem que foram prejudicados pela ausência dos instrumentos que lhes permitem negociar na bolsa, gerir contas e investir em fundos, segmento em que o banco é líder em Portugal na distribuição de produtos estrangeiros. Face às dificuldades enfrentadas, um cliente revela ter sido informado pela linha de apoio que o banco "só assegura os acessos através do Internet Explorer". Para seu grande azar, utilizando um computador Mac, não tinha a possibilidade de aceder pelo referido programa de navegação. Ele e os outros 25 por cento de cibernautas que utilizam softwares alternativos.
O Banco Best efectuou uma actualização na sua plataforma de sistemas de informação com o objectivo de melhorar o nível de serviço a clientes. “Decidimos investir na actualização da plataforma com o objectivo de oferecer serviços ainda mais eficientes e inovadores, que irão passar a incluir transaccionalidade em multi-moeda, a disponibilização dos serviços em diferentes línguas, entre outras novidades que irão sendo divulgadas”, revela, em primeira mão, Pedro de Sousa Cardoso, director de marketing do Banco Best.

Disparo tecnológico
O tiro acabou por sair pela culatra, ou seja, as alterações em curso acabaram por afectar o normal funcionamento das ferramentas colocadas pelo banco ao dispor dos clientes, sobretudo, na área de trading. Colateralmente, o fraco desempenho online afectou o nível de resposta do centro de atendimento, “dado o fluxo atípico de chamadas gerado por parte dos clientes traders, o que por sua vez levou a dificuldades genéricas de acesso ao banco, por parte dos clientes que tipicamente usam o canal telefónico”, explica o director.
O responsável garante que a actividade de trading e os restantes instrumentos de negociação estão normalizados, “não obstante poderem acontecer situações pontuais e circunscritas que se enquadram no normal funcionamento dos sistemas informáticos”. Diogo Nunes
9 comentários:
De trufa a 3 de Março de 2008 às 12:05
Ainda bem que li este artigo; ía precisamente abrir conta do Best para ter acesso a essas operações.
No Big, onde tenho conta, funciona tudo bem?
Boa sorte, para todos
De Afonso a 29 de Fevereiro de 2008 às 12:10
Também sou cliente do Best, e por opção navego na internet quase sempre com Firefox, em Mac OS X. Também tive nos primeiros dias da semana passada sem acesso via Firefox, mas já resolveram problema. Entretanto cheguei também a experimentar com o Opera e dava, mas acho o site mais rápido com o Firefox! Sugiro é que mantenham a versão dos browsers actualizada.

PS: Já experimentaram usar o Gmail com o Safari? É que entre outras coisas, não se consegue aceder ao botão das opções especiais... :)
De Carlos Marques a 29 de Fevereiro de 2008 às 11:36
Pior do que errar é não reconhecer os erros.
Ontem, contactei com o Best telefonicamente para tentar esclarecer as dificuldades que tenho experimentado no "site" do banco.
Foi-me dito que estiveram a "proceder a actualizações e que já está tudo normalizado".
Na realidade os problemas continuam e, quando lhes perguntei se têm havido muitas reclamações, a resposta foi pronta:" Não tenho conhecimento de quaisquer reclamações, talvez esse seu problema seja um caso pontual, talvez o "browser", deverá entrar no banco sempre com o IE ou talvez ainda algum problema relacionado com os "cookies" ".
O resto é conversa. Inaceitável.
De Luis Pereira a 28 de Fevereiro de 2008 às 21:29
Lê-se na mensagem "Ele e os outros 25 por cento de cibernautas que utilizam softwares alternativos."

Custa-me a acreditar que existam 25 clientes do Banco BEST que não tenham o Internet Explorer no seu computador, quanto mais 25%.

Obrigado,
De Henrique Gomes a 28 de Fevereiro de 2008 às 21:43
Caro Luís Pereira,

Quanto a mim até poderia ser 1 cliente a não utilizar o IE que não faz diferença (sou cliente BEST e pessoalmente utilizo o Firefox da Mozilla, e nem a correr o IE tab consigo abrir a página do banco).

Trata-se de uma questão de respeito pelos 95% de satisfação que conseguiram (e bem, na minha opinião).

De qualquer forma, da última vez que vi (lá tive de usar o IE ao qual já não estava habituado) as cotações não estavam actualizadas e o site demasiado lento para uma utilização normal.

Obviamente, TODOS, os clientes deveriam ter sido individualmente avisados das alterações, via e-mail ou telefone.

Não há sequer discussão quanto a isto.

Cumprimentos
De Luís Pereira a 3 de Março de 2008 às 23:35
Caro Henrique Gomes.

Concordo consigo que o banco é responsável pela sua infra-estrutura e qualquer interrupção que provoque perdas para os seus clientes devem-lhe ser imputadas e os bancos costumam ter seguros para este tipo de situações.

O meu comentário foi apenas para o autor desta mensagem que deu a sensação que 25% das pessoas não têm o Internet Explorer no seu computador. Desconheço como cliente do Best se nas condições de utilização faziam referência à obrigatoriedade da utilização do Internet Explorer. É o único que utilizo.

Obrigado,
De Ricardo Silva a 29 de Fevereiro de 2008 às 09:59
Eu também uso Firefox. No trabalho tenho Windows (e o IE de reserva), mas em casa não. Já decidi: vou vender progressivamente os títulos que tenho o Best e passar para o Big. Vou gastar algum dinheiro na transferência, mas será menos do que perdi nesta semana por impossibilidade de transaccionar.
De Nuno Viana a 12 de Junho de 2008 às 17:40
Pois..é também tive problemas....mas desta vez não consegui efectuar qualquer transferência internacional. Justo quando tinha de efectuar um pagamento a uma empresa na Alemanha!
Nem com firefox nem com Internet Explorer..dava sempre um erro interno de sistema...

Hoje em dia, de facto há do BEST páginas que às vezes não carregam em firefox, o que me obriga a arrancar com o MS Internet Explorer de propósito para ter acesso às funcionalidades da banca electrónica....
De Margarida a 28 de Fevereiro de 2008 às 20:28
Quem é que paga agora os prejuízos que a ambição do Best causou? Esta semana perdi uns 300 euros devido à custa deste salto tecnológico. Espero que seja algo espectacular, porque vai ter que recuperar os clientes que o banco perdeu e vai perder devido a este problema.

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