Sexta-feira, 29 de Fevereiro de 2008

Dê um rumo aos investimentos

Depois do telemóvel e do iPod, chegou a vez do GPS receber o galardão de gadget da moda. O que começou por ser um utensílio apenas para automobilistas, passou rapidamente para mais uma das ferramentas dos telemóveis de terceira geração. Por enquanto, a Garmin e a TomTom continuam a ser os líderes do sector com cerca de um terço do mercado. No entanto, para a próxima década, avizinham-se grandes mudanças. Basta pensar que, enquanto se venderam 50 milhões de dispositivos de GPS e telemóveis com sistemas de navegação integrados em 2006, a Telematic Research Group estima que, em 2012, esse número ascenda a 220 milhões de unidades e, em 2015, atinja os 500 milhões de dispositivos vendidos em todo o mundo.
A aproveitar esta febre pela orientação têm estado as grandes empresas de telecomunicações, como a Nokia, a Motorola e as sul-coreanas LG e Samsung. No caso da empresa nórdica, as recentes aquisições e os fortes investimentos que tem vindo a efectuar não deixam dúvidas: a liderança por este mercado é um claro objectivo da Nokia. De tal forma, que segundo a TSR, de 5 milhões telemóveis com GPS vendidos em 2007, a Nokia tornar-se-á no líder no segmento de GPS em 2015, com mais de 180 milhões de unidades vendidas. Luís Leitão

Oriente-se!
As vendas de GPS deverão aumentar 900 por cento nos próximos 8 anos. A liderar esta expansão estará a Nokia e a TomTom
Vendas em milhões de unidades
  2007 2015
Nokia 5
180
Motorola –  70
Samsung 70
LG
60
Garmin
8 25
TomTom 9 25
Fonte: Telematics Research Group. Vendas estimadas de GPS

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags