Terça-feira, 4 de Março de 2008

Ganhar com preços altos

Se for hoje colocar o seu dinheiro num depósito a prazo por um ano, conseguirá, no melhor dos casos, uma taxa de juro perto dos 4 por cento. Parece óptimo para uma opção sem risco, mas, se a subida de preços continuar (a taxa de inflação está nos 2,9 por cento), o seu dinheiro vai apenas passar umas férias no banco. Se isto acontece aos portugueses, o que dirão os norte-americanos que vêem desvalorizar os seus activos com uma inflação que já vai nos 4,3 por cento ou muitos europeus a braços com uma taxa de inflação na Zona Euro nos 3,2 por cento.
A inflação europeia e norte-americana está longe de ser controlada pelo Banco Central Europeu e pela Reserva Federal, uma vez que os responsáveis pelas autoridades monetárias também se preocupam com o crescimento económico. O presidente da Fed, Ben Bernanke, aliás, veio mostrar que está disposto em ir mais além nos cortes dos juros na economia dos EUA, o que levaria certamente a um novo incremento dos preços.
Longe das mesas de trabalho de Jean-Claude Trichet, que dirige o BCE, e de Ben Bernanke, há títulos de dívida pública que ganham com as dificuldades das autoridades monetárias. As obrigações indexadas à inflação, que já existem desde 1780, dão aos investidores taxas mais baixas mas incorporam o valor da inflação na remuneração. Este parece o cenário ideal para estas obrigações brilharem, com os juros a cair e a inflação a crescer, a julgar pelo desempenho dos fundos que investem nestes títulos.
Se acredita que o presidente do BCE e o seu homólogo nos EUA serão incapazes de lidar com a inflação deveria olhar para alguns destes fundos, como o Pimco Global Real Return que, em 2008, já vai com uma rendibilidade de 3,80 por cento. Mas pode também optar por um fundo cotado, como o iShares Euro Inflation Linked Bond que directamente reflecte a rendibilidade das obrigações indexadas à inflação da Zona Euro e que, em 2008, apresenta um retorno de 1,22 por cento. Nuno Alexandre Silva

Amigos da inflação
Estes são os fundos que mais ganham com a subida da taxa de inflação
Fundo Rendibilidade
12 meses
Onde comprar
Pimco Global Real Return HE 7,07% ActivoBank7, Banco Best
Parvest Global Inflation Linked Bonds C 6,38% Banco Big
Parvest Global Inflation Linked Bonds L 5,94% Banco Best
Schroder Global Inflation Linked Bond B 5,64% ActivoBank7, Banco Best, Banco Big
Lyxor ETF EuroMTS Inflation Linked* 4,80% Frankfurt, Paris
iShares Euro Inflation Linked Bond* 4,76% Frankfurt, Paris
Fonte: Bloomberg. Valores em euros líquidos de impostos. *Fundos cotados (exchange-traded funds). 29 de Fevereiro 2008

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags