Quarta-feira, 5 de Março de 2008

Nasdaq à chinesa

Um possível logo para o futuro segmento da bolsa chinesa.No culminar do enorme esforço feito nos últimos 2 anos pelo governo chinês no sentido de dinamizar o mercado de capitais – com numerosas medidas que fomentaram a liquidez e deram maior acessibilidade às cotadas do país de Mao –, as autoridades do gigante asiático querem agora abrir um novo espaço bolsista dedicado às empresas chinesas recém-criadas.
A solução anunciada pelo primeiro-ministro, Wen Jiabao, passa pelo lançamento de um segmento bolsista de características semelhantes ao famoso Nasdaq. O objectivo é possibilitar a dispersão do capital em bolsa de pequenas e de médias sociedades que têm tido dificuldades em angariar financiamento devido à crise que se instalou no sector financeiro mundial e à qual os bancos chineses não conseguiram escapar.
A medida deverá provocar um aumento de ofertas públicas de venda de acções das PME chinesas. A partir do momento da estreia, o “Nasdaq chinês” permitirá um processo de admissão rápido e simples. Apesar de ainda não haver um prazo definido, o país que acolherá os próximos Jogos Olímpicos lançará um plano para consolidar o mercado local de dívida e poderá também permitir em breve a negociação de contratos futuros, pela primeira vez na história.
Um investidor luso que pretenda apanhar a boleia dos incentivos dados pelas autoridades chinesas ao desenvolvimento do mercado accionista, só tem uma coisa a fazer: adquirir acções de empresas do Império do Meio via ADR (acções estrangeiras cotadas numa bolsa americana) ou fundos de investimento. Dada a enorme distância que nos separa do outro lado do mundo, o melhor é mesmo ir pela porta dos fundos. Diogo Nunes

Acções xau-xau e fundos à Pequim
Vá através dos fundos ou, se preferir, estude as suas principais apostas
Fundo Rendibilidade
12 meses
Maiores activos Onde comprar
iShares FTSE Xinhua/China 25 26,49% China Mobile, China Life Insurance, ICBC, PetroChina Bolsa de Nova Iorque
UBS EF Greater China B 18,03% Sinopec, China Mobile, ICBC, CNOOC ActivoBank7, Banco Best
PowerShares Golden Dragon Halter USX China 16,70% China Mobile, PetroChina, China Netcom, China Telecom
Bolsa de Nova Iorque
CAAM Greater China 16,30% China Mobile, CCCC Group, CNOOC, Kerry Properties
ActivoBank7, Banco Best
Fonte: Bloomberg, sociedades gestoras. Rendibilidade em euros. 3 de Março de 2008
2 comentários:
De Carlos Júlio a 6 de Julho de 2008 às 01:52
O tema que levantou é uma realidade. Na minha última analise ao spx500 um dos indices de referência em termos mundiais os minimo para este movimento ainda não foram efectuados. Pelo menos é essa a minha convicção. Ando fazendo várias parceria de forma a dar a conhecer os bons trabalhos que existem um pouco por toda a net. Se estiver interessado contacte-me para o mail: roundersblog@hotmail.com ou deixe um comentário no blog: http://rounderstrader.blogspot.com/

Será um prazer contactar com a sua visita.

De Luís Pereira a 6 de Março de 2008 às 00:00
Boas notícias, mas mesmo, mesmo boas era o governo chinês permitir que os cidadãos e investidores chineses pudessem investir na bolsa de Hong Kong. Isso eram Excelentes notícais (sobretudo para aqueles que, como eu, têm fundos China e Greater China).

Era ver o Hang Seng acima dos 30.000 em poucas semanas.

Obrigado,

Comentar post

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags