Terça-feira, 18 de Março de 2008

2 estratégias para aliviar a prestação da casa

Apesar da crise financeira ameaçar o crescimento económico mundial, Jean-Claude Trichet, presidente do Banco Central Europeu, não tem motivos para descer a taxa de juro da Zona Euro. Em Fevereiro, a taxa de inflação no bloco económico europeu atingiu os 3,3 por cento, mais 1,3 por cento que o valor máximo estipulado pela política do BCE. A notícia é má para quem tem crédito à habitação, porque trata-se de mais um argumento para o presidente do BCE não mexer no preço do dinheiro. No entanto, no mercado monetário, a pressão inflacionista é notória. A Euribor a 6 meses, um dos principais indexantes nos contratos de crédito à habitação, que em Janeiro estava nos 4,29 por cento, está agora nos 4,65 por cento. Ou seja, se a prestação da casa já está a apertar, é melhor não esperar por Trichet e investigar outras formas de aliviar o peso do crédito à habitação no orçamento familiar. Eis 2 estratégias para conseguir.

Encolha a prestação1. Diferir capital
Esta modalidade de crédito consiste em diferir parte do capital em dívida para o final do prazo do empréstimo. Como até lá o cliente paga apenas juros sobre o capital diferido, a prestação é menor que a de um crédito sem diferimento. A parte má é o valor da última prestação.

2. Esticar o prazo
Quanto maior for o prazo do empréstimo mais diluída é a prestação. Ou seja, quem tiver um crédito a 30 anos e puder aumentá-lo em 10 ou 15 anos, consegue diminuir a prestação. No entanto, também aqui há uma parte má: paga-se mais juros no cômputo geral do empréstimo. Joaquim Madrinha
De Elio a 19 de Março de 2008
Amortizar também é uma boa ideia.
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags