Sexta-feira, 9 de Maio de 2008

Buffett às compras na Europa em dia de aniversário

Warren Buffet. Foto: trackrecordA Europa está de parabéns. Por todos os 27 estados-membros da União Europeia celebra-se hoje o dia da Europa, por ter sido a 9 de Maio de 1950 que Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, deu o primeiro passo no processo de integração e unificação europeia.
De pedra e cal está também o euro: desde que entrou em circulação, a 1 de Janeiro de 2002, a moeda única já valorizou 74 por cento face à moeda norte-americana, sendo, actualmente, preciso despender 1,54 dólares por apenas uma unidade da moeda europeia. "Para minha surpresa, a transição de 11 moedas diferentes para o euro processou-se com notável suavidade", escreveu Alan Greenspan no prefácio do livro "A Era da Turbulência". Também Warren Buffett, o lendário oráculo de Omaha, tem olhado para a Europa com bastante interesse.
No início do mês, durante o encontro anual de accionistas da Berkshire Hathaway, o superinvestidor afirmou que está interessado em expandir a presença da sua empresa no Velho Continente: "Não estamos expostos à Europa como gostaríamos de estar." Para isso, Buffett planeia viajar nas próximas semanas até à Alemanha, França, Reino Unido e Itália para aumentar o reconhecimento da Berkshire Hathaway deste lado do Atlântico. "Estamos contentes por vir a investir em negócios que geram receitas em euros ou em companhias que fazem depender os seus lucros do mercado alemão e do mercado britânico, porque não sinto que essas moedas possam registar uma forte depreciação face ao dólar." Na calha poderá estar um dos 15 principais candidatos a serem alvo de uma oferta pública de aquisição, segundo as estimativas dos analistas do Exane BNP Paribas. Porém, Charlie Munger, vice-presidente da Berkshire Hathaway e parceiro de Buffett desde sempre, foi mais longe e revelou que os alvos poderão ser empresas familiares germânicas que actuem no sector da engenharia: "A Alemanha é um país particularmente avançado em engenharia e, por isso, é bastante lógico que possa ser um dos nossos locais preferidos." A filosofia de investimento de Buffett parece estar a centrar-se numa só regra: evitar ao máximo o investimento em dólares que tem sido fortemente penalizado pelas políticas e pelo modo de vida da população americana. E, como resposta a este negativismo do lado de lá do Oceano, aparecem as empresas europeias que brilham com grande intensidade nos investimentos futuros da Berkshire Hathaway. Luís Leitão
De Dário a 9 de Maio de 2008
Isto não é um comentario mas antes uma pergunta. Supondo que um grupo de pessoas decidem criar um pais independente, como por exemplo um Kosovo, umas Berlengas off-shore, um xpto da Lua, ou mesmo num jogo como o "second life", quais são os critérios que se devem ter em conta para criar o sua própria moeda?
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags