Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008

Que Fazer ao Seu Dinheiro

Uma das coisas que vem com o facto de ser fundador e de trabalhar na revista Carteira é que a maior parte dos meus amigos e conhecidos estão sempre interessados em saber onde devem investir o seu dinheiro: qual a melhor acção, o melhor mercado, o fundo que os vai deixar rico, etc.
Quando as bolsas entram em colapso, a pergunta é inevitavelmente a mesma: que faço agora? Apesar de não ser simples encontrar as acções e fundos que nos vão deixar ricos depressa, a resposta para esta pergunta é muito simples. Se tem acções deixe-se ficar sossegado. Se não tem, compre.
Tomando a liberdade de usar e adaptar um exemplo de Warren Buffett, o mais famoso investidor do mundo, acho que é simples de perceber porquê. Imagine que comprou um carro. Depois de muito investigar descobriu um carro que o satisfaz plenamente. Tem a potência que precisa, tem espaço para as crianças e, melhor ainda, consome pouco. Tem o carro há alguns anos e não podia estar mais satisfeito com a sua compra. Agora imagine que uma das revistas da especialidade decide criar uma lista que é actualizada diariamente com a cotação do seu carro. O que essa lista lhe dá é o valor que o mercado atribui diariamente ao seu carro. Agora imagine que num determinado dia o mercado acha que o valor do seu carro caiu 15 por cento. As razões da queda não interessam, o que interessa é que de um dia para o outro o seu carro vale menos 15 por cento. O que faria? Iria vender o carro a correr? A ideia de vender um carro com o qual está satisfeito só porque o mercado acha que ele vale menos soa a algo ridículo. Pois é! Com as suas acções a lógica é a mesma. As acções reflectem empresas com negócios reais e lá porque o “mercado” acha que tudo deve cair isso não significa que deve ir atrás e vender tudo o que tem.
Voltando ao início da conversa. Geralmente evito fazer recomendações sobre o que comprar e quando comprar. Neste caso abro uma excepção. Tendo uma perspectiva de longo prazo no que toca ao investimento em acções (não conheço outra) o que fiz hoje foi muito simples. Mantive tudo o que tinha (afinal o carro está a trabalhar) e agarrei em todo o dinheiro que tinha em fundos de tesouraria e em depósitos a prazo e investi em acções. Como a queda é democrática fiz também um investimento democrático e apliquei o dinheiro em dois ETF: um que replica o investimento no Dow Jones Industrial Average (principal índice da bolsa norte-americana) e outro no Euro Stoxx 50 (as 50 maiores empresas europeias). Se não sabe o que é um ETF vá aqui, porque nem sabe o que está a perder. Se quer saber onde comprar fale connosco. Rui Borges
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags