Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2008

Música para os seus ouvidos

A nova Era digital já bateu à porta das grandes discográficas. Segundo o relatório “The End of the Music Industry As We Know It”, desenvolvido pela Forrester Research, os downloads de música pela internet crescerão a um ritmo de 23 por cento nos próximos 5 anos. Isso significa que, em 2012, a música digital representará um mercado de 3,2 mil milhões de euros, bem superior às receitas de 2,5 mil milhões de euros da venda de discos compactos.
As vendas online representarão metade do mercado musical dos EUAA Amazon.com e a Apple esfregam as mãos de contentes. Estas são boas notícias para o seu negócios de venda de músicas pela internet. Mas também os artistas e os consumidores agradecem a evolução tecnológica. Os primeiros vêem o seu trabalho chegar mais rapidamente e a mais pessoas graças ao mercado global que é a internet e os segundos agradecem a redução dos preços dos seus álbuns preferidos. E quem perde com tudo isto? As grandes editoras, que, desde 2000, tentam destruir o formato digital MP3, combatem a partilha de ficheiros e actuam no mercado comprando direitos digitais (DRM) em vez de abraçarem a livre divulgação da música.
Como resposta a um longo período de combate à mudança, a indústria discográfica acabará por pagar bem caro o tremendo falhanço na evolução da música analógica para o formato digital. Luís Leitão

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags