Quinta-feira, 6 de Março de 2008

Vantagem cambial do outro lado do canal

Um euro forte face ao dólar é mais vantajoso para as empresas dos Estados Unidos da América do que para as da Zona Euro. A conclusão é de um estudo realizado pelo JPMorgan, no qual o estratego do banco norte-americano para o mercado accionista europeu, Mislav Matejka, diz que, por cada 1 por cento de valorização do euro face ao dólar, os lucros das empresas norte-americanas batem os das congéneres europeias em 0,25 por cento.
A notícia não é animadora para as empresas europeias, dado que, só no último ano, o euro valorizou 16,30 por cento face ao dólar. “Um euro forte face ao dólar e à libra esterlina sugere que o mercado accionista norte-americano deverá continuar a ter melhor desempenho que o mercado europeu e que, dentro deste, o britânico deverá superar os mercados da Zona Euro”. Neste sentido, o JPMorgan aconselha os investidores a fugir de empresas de países da Zona Euro com elevada exposição ao dólar para sociedades britânicas expostas à Zona Euro.
O banco estima que a moeda europeia continue a valorizar no curto prazo, mas acredita que “as acções europeias conseguirão ultrapassar o turbilhão cambial enquanto o ambiente externo for favorável”. O euro bateu hoje um novo máximo histórico ao valer 1,5347 dólares. Joaquim Madrinha

Fuja da Zona Euro
Para o JPMorgan, as empresas francesas vão sofrer com o euro forte enquanto as britânicas vão lucrar
Vencedoras
Reino Unido
Vencidas
França
Aviva
Arriva
Hammerson
Kesa Electricals
WPP Group
Lafarge
Michelin
Publicis Groupe
Schneider Electric
Zodiac

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