Quinta-feira, 3 de Abril de 2008

Barragens de oportunidades

Siga o dinheiro públicoA folga conseguida pelo actual governo devido à diminuição do défice orçamental para 2,6 por cento já se nota nas páginas dos jornais. Depois de alguns anos em contracção, o investimento público vai aumentar nos próximos anos e estimular alguns sectores da economia nacional. O Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico é um exemplo. Até 2015, o governo pretende investir entre 1,15 e 1,56 mil milhões de euros na construção e adjudicação de 10 novas barragens de forma a aumentar o potencial hídrico do país.
Esta nova onda de investimento público aumenta o potencial de algumas empresas cotadas na bolsa nacional. A EDP – Energias de Portugal é uma delas. Aliás, até agora, a eléctrica nacional é a única concorrente aos 4 concursos já lançados pelo governo. No entanto, segundo o ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, o governo vai lançar mais 5 concursos até ao final de Abril.
A EDP e a REN – Redes Energéticas Nacionais serão 2 das empresas beneficiadas pelo plano de investimentos do governo, a primeira a produzir e a segunda a distribuir a energia gerada. No entanto, alguém tem de construir os diques. Parte do dinheiro investido pelo governo irá parar à gaveta de empresas do sector da construção. Mota-Engil, Teixeira Duarte e Soares da Costa serão das mais beneficiadas pelo aumento do investimento público programado até meados da próxima década que, segundo o programa do governo, deverá ascender a 16 mil milhões até 2009 e a 25 mil milhões até 2018. Não admira que Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas diga que “2007 poderá vir a ser recordado como o ano em que se encerrou mais um longo ciclo de crise no sector da construção”.
Ou seja, há que pôr mãos-à-obra. Ou melhor, mãos à bolsa. Joaquim Madrinha
1 comentário:
De Paulo Costa a 5 de Abril de 2008 às 00:02
E vai ser preciso muito cimento... A Cimpor não entra também nessas contas?

Comentar post

Pesquisa Carteira

Arquivos

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

tags

todas as tags